Creio bem que, durante os 365 dias do ano, na maior parte das casas de Trás-os-Montes, se comem os tradicionais “ Chicharrinhos”.
“Chicharros” é o nome que dão ao feijão-frade, que pode ser cozinhado com couve galega (a de caldo verde), nabiças ou grelos.
1 Tigela de chicharros dá para 5 ou 6 pessoas.
Podem ou não pôr-se de molho no dia anterior ou durante uma 6 horas.
Cozem-se os chicharros, pondo-se logo na água fria. Logo que estejam cozidos, deita-se-lhes o sal, cozem por mais um minuto e coam-se. À parte “cegam-se” as couves como para caldo verde e voltam para a água dos chicharros a cozer.
Logo que estejam cozidas, deitam-se-lhe novamente os chicharros e côa-se tudo por um coador, espremendo bem com um testo para que não fiquem com água.
Deitam-se numa travessa, tempera-se com azeite, vinagre e comem-se acompanhados por tudo o que haja, desde carne gorda, peixe, bacalhau, todo e qualquer fumeiro, toda e qualquer coisa.
Em vez da couve-galega, podem usar-se nabiças, grelos de couve de penca, ou espigos de couve. No entanto, qualquer destas hortaliças são partidas muito mais grossas, do que a couve galega.
MLM
Temos 194 visitantes e 0 membros em linha