Chapitô organiza 1º Festival dos Cogumelos em Lisboa
Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro o Chapitô e a Rua Costa do Castelo vão-se encher de cogumelos. Para os fãs da micologia (que para quem não sabe, é a ciência que estuda os fungos), mas também para os interessados ou simplesmente curiosos desta temática, este fim-de-semana será uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor este produto, poder ver e adquirir algumas espécies menos conhecidas ou, simplesmente, provar alguns pratos e criações culinárias onde o cogumelo é o rei.
Serão vários os chefes portugueses que marcarão presença neste evento com demonstrações de showcooking e workshops, que visam não só dar a conhecer diversas receitas e formas de cozinhar as várias espécies de cogumelo, como também mostrar combinações gastronómicas ou as formas mais adequadas de conservar este alimento. A conhecida especialista e escritora de gastronomia, Maria de Lurdes Modesto, estará também presente neste Anel de Fadas – Festa dos Cogumelos.
Para quem queira fazer algumas compras, haverá um mercado de produtores de cogumelos. Para além das várias espécies de cogumelos que estarão à venda, os visitantes poderão adquirir alguns produtos confecionados com cogumelos, como pão, bolas, pastéis, empadas ou mesmo alheira de cogumelos e legumes. Será também uma boa oportunidade para conhecer mais de perto a sua produção e cultivo e os seus produtores, que através de uma agricultura sustentável fazem “nascer” este alimento tão apreciado nas mesas portuguesas.
Por último, e para quem queira provar “in loco” alguns pratos e receitas de excelência com cogumelos, haverá jantares de degustação a 4 mãos em dois dos três dias. Bertílio Gomes, o Chef do restaurante Chapitô à Mesa, estará sempre presente nestes dois jantares, convidando um conhecido Chefe português para cada um dos dias. No sábado, dia 29, o convidado será Óscar Geadas, do restaurante G, em Bragança. No dia seguinte, Domingo, o Chefe convidado é Pedro Pena Bastos do Restaurante Esporão, da Herdade do Esporão.
Para além destes jantares a 4 mãos, o Terraço do Chapitô terá disponível, durante os três dias do evento, um Menu especial, feito à base de cogumelos, concebido especialmente para esta Festa.
O vinho marcará também presença durante todo o evento, com as marcas Quinta dos Carvalhais, Herdade do Esporão e Quinta da Silveira.
E como falamos de uma festa e estamos na Associação Chapitô, conhecida pela sua ligação às artes do espetáculo, haverá durante este fim-de-semana animação ao vivo, organizada pela Escola Chapitô, em vários momentos do dia.
Mais informações:http://chapito.org/
Temos 327 visitantes e 0 membros em linha