Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
a1
 
Apresentação do programa do Peixe em Lisboa 2017
 
 

30 de março a 9 de abril 2017, no Pavilhão Carlos Lopes, Parque Eduardo VII

10.ª EDIÇÃO DO PEIXE EM LISBOA

COM MUITAS NOVIDADES E UM NOVO LOCAL

O Peixe em Lisboa, o mais emblemático dos eventos gastronómicos portugueses dedicado à gastronomia de mar, terá a sua 10.ª edição no recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes, de 30 de março a 09 de abril, com muitas novidades e prestigiados chefes e restaurantes nacionais e estrangeiros.

Confirmadas estão já as presenças dos chefes internacionais Ricard Camarena (dia 3 de abril), um dos mais criativos chefes espanhóis do momento com propostas cheias de nuances e sabores, Alyn Williams, (dia 7 de abril), chefe londrino que possui no seu currículo a experiência de ter trabalhado com o famoso Gordon Ramsay e Sergi Arola (dia 1 de abril), discípulo de Ferran Adrià e Pierre Gagnaire. Do Brasil, mais precisamente de Manaus, no coração da Amazónia, vem Felipe Schaedler (dia 6 de abril), um jovem chefe que tem vindo a mostrar as potencialidades dos peixes de um dos maiores rios do mundo.

Podemos ainda contar nesta edição do Peixe em Lisboa com alguns dos chefes portugueses que recentemente conquistaram estrelas Michelin, como é o caso de Ricardo Costa (dia 4 de abril) do The Yeatman, Milton Anes (dia 1 de abril) do Lab/Arola, Rui Paula (dia 4 de abril) da Casa de Chá da Boa Nova, Vítor Matos (dia 4 de abril) do Antiqvvm e Miguel Laffan (dia 5 de abril) do L’AND & Vineyards. Também o chefe José Avillez (dia 9 de abril) volta a apresentar-se ao público do Peixe em Lisboa depois de alguns anos de ausência.

Restaurantes

Nesta 10.ª edição, nos 10 restaurantes que funcionam em permanência, há a estreia do restaurante Alma, do conhecido chefe Henrique Sá Pessoa, distinguido com uma estrela Michelin na última edição do guia, assim como do Boi-Cavalo, um pequeno restaurante “de culto” de Alfama, com a cozinha de Hugo Brito, e ainda o regresso ao Peixe em Lisboa do mais conceituado chefe português de cozinha oriental, Paulo Morais, com o restaurante Rabo d’Pêxe. Marcam ainda presença A Taberna da Rua das Flores, outro pequeno local de culto de Lisboa; o Ibo, que proporciona sabores de gastronomia portuguesa e moçambicana; o Chapitô à Mesa, de Bertílio Gomes, um dos nomes mais sólidos da cozinha portuguesa; o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, com Pascal Meynard e a cozinha francesa com um toque de irreverência e risco; o Arola do Penha Longa, chefiado por Milton Anes, acaba de ser distinguido com uma estrela Michelin; o chefe Kiko Martins, autor de restaurantes como O Talho, a Cevicheria e d’O Asiático, e, por fim,  o Ribamar, de Sesimbra, de Hélder Chagas, único restaurante que esteve sempre presente nas 10 edições do Peixe em Lisboa.

Provas

A grande novidade em provas nesta 10.ª edição do Peixe em Lisboa é o Concurso de Pataniscas (dia 3 de abril), na qual os participantes convidados apresentam a concurso pataniscas cozinhadas à moda lisboeta. Trata-se de uma prova cega perante um júri que irá avaliar e pontuar as pataniscas, tendo em conta fatores como o “Aspeto”, o “Crocante da massa”, o “Sabor e consistência do interior”, a “Ausência de gorduras” e o “Sabor global” numa escala de 0 a 10. O júri distinguirá os três melhores classificados, ficando os mesmos com acesso automático à final do ano. Esta novidade vem juntar-se a outras provas e iniciativas que marcaram presença nas últimas edições, como a prova “ADN de Pasteleiro”, realizada pela primeira vez na edição do ano passado e que dado o sucesso volta a marcar presença (dia 31 de março), reunindo alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal, que competirão perante um júri presidido pelo conhecido gastrónomo José Bento dos Santos. A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” também se mantém (dia 5 de abril), estando ainda previsto, ao longo de todos os dias do evento, tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking. Ainda o prémio Jovem Talento de Gastronomia (dia 6 de abril) a cargo das Edições do Gosto.

Novidades no Peixe em Lisboa

A pensar nas famílias, a 10.ª edição do Peixe em Lisboa conta com uma área exclusivamente dedicada às crianças, onde os mais pequenos podem fazer experiências culinárias que têm o peixe e o marisco como estrelas principais, assim como aprender a cozinhar com ingredientes frescos e a comer de forma saudável, com a ajuda de nutricionistas.

Ainda nesta edição, existirão ações de sensibilização para o consumo sustentável de peixe em colaboração com a Ciência Viva –“Peixe com Ciência” (dia 04 de abril), onde numa sessão informal se discutirá a sustentabilidade do consumo de produtos do mar sem colocar em risco a biodiversidade do oceano, enquanto se degustam iguarias cozinhadas com produtos marinhos sustentáveis, acompanhados com um gin de algas, ou sessões de showcooking (dia 08 de abril) sobre “Conservas, algas e aquacultura: uma ementa com futuro”, onde a chefe Patrícia Borges ensina a cozinhar iguarias do oceano, enquanto Isabel Sousa Pinto, investigador do CIIMAR -  Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research e por especialistas da Docapesca e da Associação Portuguesa de Aquacultores, comentarão a sessão. Ainda no mesmo dia, os chefes João Rodrigues e Alexandre Silva – ambos detentores de estrelas Michelin - sobem ao palco para preparar receitas gourmet com carapau seco da Nazaré, explicando ao vivo esta arte e tradição ancestral de secagem do pescado.

O habitual Mercado Gourmet, onde os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco, estará nesta edição integrado no Food Court, instalado no salão principal do Pavilhão Carlos Lopes, permitindo a livre circulação entre os restaurantes e o mercado, numa integração plena de aproveitamento do espaço e dando ao público a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz e produz em Portugal.

O novo espaço - Pavilhão Carlos Lopes – introduz uma nova dinâmica ao Peixe em Lisboa ao permitir ter cozinhas mais amplas dos restaurantes dos chefes presentes, assim como um maior número de lugares sentados (497) e de visitantes.

Informações adicionais

À semelhança do ano passado, estão ainda previstas noites com horário prolongado às sextas e sábados até à 1h a pensar nos mais notívagos.

Nesta 10.ª edição do Peixe em Lisboa o sistema de pagamento passa a ser feito através de cartões de consumo pré-carregados com 6€, substituindo as tradicionais senhas de refeição anteriormente utilizadas, que poderão ser usados nos restaurantes e em bebidas. O pagamento do consumo adicional efetuado será realizado à saída do evento.

Outra grande novidade na edição deste ano é a existência da App do Peixe em Lisboa 2017, disponível para iOS e Android, onde pode ser encontrada toda a informação sobre todos os detalhes do evento, perfis dos restaurantes e chefes, assim como uma agenda personalizável. Através da ligação ao Facebook o utilizador conseguirá ainda saber se os amigos vão ao evento e, de forma inovadora, localizá-los no espaço do evento.

O Peixe em Lisboa é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.

Peixe em Lisboa 2017 – 30 de março a 9 de abril 2017

Horário:

30 de março: 16h00-00h00

31 de março a 08 de abril: 12h00-00h00

9 de abril: 12h00-18h00

Preços:

Crianças até aos 12 anos: gratuito

Entrada de 1 dia: 15 euros.

Entrada grupos (5 pessoas, 1 dia): 60 euros

Segunda-feira (dia 03 de abril) continua a ser “Dia Económico” no Peixe em Lisboa, em que uma entrada, no valor de 15 euros/pessoa, confere o direito a um consumo de 12 euros ao longo de todo o dia. Durante os dias de semana, entre as 12h00 e as 15h00, a entrada no Peixe em Lisboa também dá direito a 12 euros de consumo.

Acessos: 4066
Tagged Under

Visitantes

Temos 280 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt