Panorama, e por do Sol
Em recente refeição, jantar, no restaurante Panorama do Lisboa Sheraton Hotel, para aperitivo passei uns minutos a ver Lisboa e acompanhar o por do Sol. Fantástica esta vista que permite identificar tantos pontos de referência desta cidade, acompanhar o deambular do rio e assistir ao escurecer e lâmpadas se acendendo! Este último piso do hotel, além do restaurante dispõe de um bar com horário mais alargado e que permite este prazer de ver até longe...
Este espaço sempre teve o privilégio de apresentar programas gastronómicos cuidados e de modernidade. Por aqui passaram nomes de referência nacional e agora tem novo chefe com um programa novo e de inspiração em pratos nacionais. O Chef Miguel Paulino renovou a carta e menus e ficou aprovado com aplausos. Uma nota relevante para a indicação da origem dos pratos, baseados em receitas bem portuguesas. Para além de um serviço à carta curto, mas inteligente, também propõe dois menus degustação: A Sul com cinco pratos e A Norte com sete pratos. O meu jantar foi uma opção do menu A Sul e que irei descrever com fotos, sem grandes comentários. Como é meu hábito quando é bom, publico. Quando não é bom, esqueço rapidamente e não escrevo. Para este menu foram sugeridos três vinhos que também apresento.
Chef Miguel Paulino
No início da refeição e, por vezes, no intervalo dos pratos principais são servidos ligeiros snacks, verdadeiras surpresas, que animaram a refeição. Vou assinalar a bold os pratos principais, e que compõem sempre o menu A Sul.
Manteiga, sal, azeite e pão
Alvarinho Deu La Deu B
O menu com um pastel de leitão para começar
Falso tomate verde com recheio de bacalhau e falsa malagueta com puré de grão de bico, a lembrar salada de grão de bico com bacalhau
Galho com cone recheado de mousse de vieira, requeijão com pólen; trufa de cogumelos com chocolate e queijo S. Jorge; pastelinho de bacalhau e goma de caldo de carne (textura e sabor excelente)
Carabineiro da outra margem, carabineiro em três texturas
Bacalhau à Zezinha, bacalhau, lagostim, batata palha, gema e azeitona. Inspiração: Bacalhau à Braz
Batatas com molho aioli, Azeite de alho com ova de polvo
Morgado de Sta Catarina B
Salmonete à Costa Azul, salmonete, ostras, fígados de salmonete. Inspiração: molho de Pitau
Arroz malandro de ostras, raízes de coentros grelhados, espuma de maçã verde
Quinta de Cidrô T
Leitão à Bairrada com molho da nossa costa, leitão desfiado com todos e molho de gambas
Pudim Abade de Priscos, com sabores de tangerina em falso caviar e gelado de azeitona preta e crocante de frutos secos
Há sempre um tempo para ir aos bons locais, onde se come bem! Bom apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes
Temos 128 visitantes e 0 membros em linha