MARIA DULCE FERREIRA NINA CARREIRA
COVILHÃ
Para o órgão, arranjam-se uns canudos feitos de canas em vários tamanhos.
Um canudo com 22 cm – 6 canudos com 17 cm – 12 canudos com 13 cm – 13 canudos com 11 cm – 24 canudos com 8 cm e 30 canudos com 6 cm de altura.
Faz-se uma massa da seguinte maneira:
750 g de farinha – 1 gole de aguardente – 5 ovos inteiros – 1 chávena de açúcar – água e sal – água e sal q.b . – 1 colher de manteiga .
Amassam-se todos os ingredientes até se obter uma massa que se possa estender fininha com o rolo. Corta-se em tiras uns bocados que se enrolam-se em volta os canudos. Fritam-se em azeite bem quente. Tiram-se as canas e ficam os canudos que se enchem com o seguinte recheio:
250g de amêndoas – 750 g de açúcar – 30 gemas
Põe-se o açúcar em ponto de cabelo, junta-se a amêndoa pelada e ralada fina e deixa-se cozer um bocadinho. Tira-se do lume, deitam-se as gemas, volta ao lume até fazer estrada.
Enchem-se os canudos com este recheio e põe-se nas duas extremidades fios de ovos. Para o efeito é necessário 250 g de fios de ovos.
Arma-se da seguinte maneira: Põe-se primeiro o canudo maior no meio e em volta os 6 e vão-se atando com uma linha, depois os 12 e assim sucessivamente. Nos mais pequenos, para se segurarem, ata-se uma fita com um laço.
Tiras de massa 2 dedos de largura. O Orgão no final fica com 30 cm de diâmetro.
A senhora que nos enviou esta receita, foi quem fez o órgão que se encontra fotografado no livro Cozinha Tradicional Portuguesa
MLM
Temos 169 visitantes e 0 membros em linha