LUDOVINA DE BRITO MENDES MIRRADO
SERNACHE DE BONJARDIM
6 Ovos, 4 copos de dl. de leite(4 dl), 2 colheres de sopa de farinha, canela e uma pitada de sal.
Batem-se os ovos com o açúcar durante algum tempo, deita-se a canela e o sal, depois o leite deixando metade de um copo onde se desfazem as colheres de farinha, junta-se tudo e bate-se mais um pouco.
Tem-se um tacho já no forno a aquecer passado previamente por água fria.
Deita-se então dentro do tacho a tigelada já bem batida e vai ao forno bem quente, levando pouco mais ou menos meia hora a cozer. Está pronta quando começa a criar água dos lados do tacho. Quere-se o forno bem quente, para ficar tostadinha por cima, mas se for demais põe-se uma cobertura tampa ou folha de alumínio.
Tira-se, deixa-se arrefecer e quando estiver fria com uma faca descola-se dos lados e vira-se para um prato; a tigelada cai. Pode às vezes ficar um pouco de farinha agarrada que deposita toda no fundo do tacho e que com cuidado se tira com uma colher e se põe no sítio onde falta. Novamente se coloca outro prato em cima do fundo da tigelada e torna-se a voltar, ficando então como deve ser com a parte tostada para cima.
Também há quem sirva no próprio tacho de barro vidrado vermelho. Esta é a forma mais corrente e menos arriscada de servir a tigelada.
MLM
Temos 317 visitantes e 0 membros em linha