BERTA DO CÉU DUQUE DIAS
MACEDO DE CAVALEIROS
Esta receita dá para 8 dúzias ou mais:
1 Peru – de preferência bem gordo
2 Kg de Vitela da mão – Também serve de boi
5 Kg de carne de porco, do presunto e toucinho fresco, tanto a carne de vitela como a de porco convém levar osso para assim tornar o caldo forte.
4 Pães tipo caseiro – são pães grandes, pesam mais de 2 kg cada – é importante o tipo do pão no fabrico das alheiras.
3 Litros de banha
50 g de colorau picante
20g de colorau de cor (não picante)
Um pouco de piri piri
1 Colher de sopa de alhos esmagados
1 Cebola para cozer juntamente com as carnes
Sal o que precisar
PREPARAÇÃO:
As carnes são postas juntamente, para tornar a calda mais forte pode pôr-se a cozer um pedaço de presunto velho (este não deve ser deitado nas alheiras) – o fim dele é apenas dar paladar à calda – por a cebola a cozer com as carnes (esta uma vez cozida também se deve retirar).
Quando estas estiverem bem cozidas retiram-se e picam-se aos bocadinhos prove-se a calda logo que esteja bem temperada de sal, com esta calda, amolece- se o pão que já deve estar devidamente cortado bastante fino. Depois de amolecido o pão junta-se a carne, a banha, colorau, piri piri e os alhos.
Mexer tudo muito bem e encher em tripa de preferência de porco. São, depois de devidamente cheias, postas no fumo. Passados 3 ou 4 dias podem servir-se, assadas nas brasas ou na assadeira.
Esta é a receita que uso em minha casa, embora cá na região haja outras – há pessoas que não deitam tanta banha – substituindo esta por azeite – não concordo porque o azeite dá mau paladar às alheiras – também se não deve abusar de vitela ou boi estas azedam com facilidade – o peru pode ser substituído por galinha.
MLM
Temos 365 visitantes e 0 membros em linha