MARIA CÂNDIDA MAGALHÃES DE SOUSA CRUZ
FONTELAS / CALDAS DE MOLEDO
500g de farinha – 1 dl de água – ( 1 dl de leite morno) - 20g de fermento de padeiro – 1 colher de chá de sal – 3 a 4 ovos – 1 colher de chá de manteiga – 1 quarteirão (2,5 dl ?) de azeite.
Num alguidar, deita-se a farinha e o fermento previamente diluído com o sal na água que deve estar morna e o leite misturando tudo bem. Juntam-se os ovos um a um trabalhando sempre a massa, e quando estiver bem homogénea junta-se a manteiga e o azeite, que deve estar a ferver (com cuidado para não queimar as mãos). Trabalha-se então a massa muito bem cerca de meia hora (dentro do alguidar, claro) até se tornar elástica e quase despegar das mãos.
Se, se vir que está mole demais, pois tudo depende da farinha e do tamanho dos ovos, junta-se mais um pouco de farinha.
Deixa-se levedar perto de 2 horas. Tem-se um tabuleiro retangular untado com manteiga e vão-se dispondo às camadas a massa e as carnes partidas em tiras finas, sendo a última camada de massa. Estas camadas de massa devem ficar quase transparentes o que se consegue esticando-a com os dedos molhados em azeite.
Deixa-se levedar novamente a massa já no tabuleiro, pincela-se com gema de ovo e vai ao forno. Quando a bola se despega do tabuleiro está pronta.
MLM
Temos 235 visitantes e 0 membros em linha