Autor: Beatriz Helena Peixoto Brandão
Editora: UFC Edições
Ano: 2015
ISBN: 978-85-7282-613-6
Introdução:
O livro se propõe identificar o discurso de estrangeiros residentes no estado do Ceará e de brasileiros residentes no exterior sobre suas culturas alimentares de origem e as locais vivenciadas, indicando resistências e adaptações, bem como averiguar como essa experiência de distanciamento e de aproximações pode repercutir sobre suas identidades. Seus discursos, dessa forma, traduzidos de entrevistas, atravessariam o filtro de sua experiência pessoal e familiar, bem como representações ou elementos identificadores de um espírito alimentar de seu país/região de origem.
Nesse exercício, todos cumpriram a missão de fixar esse olhar de alteridade: seja no Brasil ou no exterior, a alimentação converte qualquer homem em observador nato, pois implica mobilizar a memória sobre um dos mais íntimos dos feitos humanos, que é o dever de escolha sobre aquilo que se come.
Da mesma forma, forneceram dados que celebram o modo de alimentar-se como símbolo daquilo que é ocultado por essa inegável distância: afirmações políticas, diferentes climas, paisagens naturais e urbanas, mercados, hortas, montanhas, saudades, festas e mulheres. Propõe-se, assim, o reconhecimento da trilha da oralidade como um legítimo recurso para representações culturais, tão caras à nossa ciência gastronômica em formação.
Temos 409 visitantes e 0 membros em linha