Edição: UFC Edições | 2015 / Cozinha Internacional / Brasil
Itinerários Curriculares na Universidade Federal do Ceará
Introdução:
A primeira fotografia do curso não pretende imprimir à memória do leitor e da comunidade acadêmica um aspecto formativo definitivo do gastrônomo: a intenção é a de oferecer uma aproximação com o currículo vivenciado pelos agentes da experiência da UFC – alunos, professores, gestores – na primeira vivência e dentro de sua mitigação com a missão do Instituto de Cultura e Arte – ICA. Espera-se que a análise possa auxiliar a delimitação da Gastronomia como área de conhecimento, além de propor bases para o reconhecimento de sua identidade profissional sui generis, dissolvendo pré-constituições redutivas tendentes a minimizar a experiência acadêmica desses sujeitos, os quais têm muito a contribuir para a pesquisa e a práxis da alimentação. Da mesma forma, propõe-se uma análise acerca do Projeto Político-Pedagógico vigente, apontando sua vocação curricular. Posteriormente, apresenta-se a experiência do primeiro ciclo do bacharelado desde o do ponto de vista docente, compreendendo as concepções sobre a própria Gastronomia como área do conhecimento, os desafios teóricos e metodológicos, a constituição de uma identidade docente e o itinerário formativo desse professor de Gastronomia.
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