Alcanena e Dona Isilda
O mais recente, o Dona Isilda
Dona Isilda na inauguração do restaurante com o seu nome
Há exatamente vinte anos publiquei um pequeno texto elogiando uma forma inovadora, da região de Palmela para promover a cozinha regional portuguesa, para uma publicação que se chamava “Acontecimentos – Costa Azul”. Escrevi naquele tempo o seguinte: Já estávamos habituados a petiscar com fartura e qualidade no Restaurante Alcanena. De tanto petiscar muitas vezes tínhamos que, à pressa, reduzir os pratos encomendados. AGORA o petisco transformou-se em cartaz e com a inauguração da nova sala – com serviço de buffet à descrição – pode deliciar-se com uma excelente variedade de queijos, enchidos e presuntos, para além de um conjunto de petiscos quentes que vão desde Mexilhões de Cebolada, Bucho, Favas Guisadas, Leitão Assado…
O buffet do restaurante Alcanena
Pois há vinte anos esse serviço que era inovador, rapidamente se transformou em emblema da casa e era vez a fila de clientes que aguardavam mesa. Com este sucesso, decidiram investir na proximidade e abrirem o Restaurante Dona Isilda, com capacidade para receber muitos mais clientes, espaços variáveis para grupos e festas. Ora, o grande sucesso destas casas tem sido a forma regular como se opera a eficiência culinária baseada em receituário regional e orientado pela grande obreira Dona Isilda. O rigor da execução das suas receitas dão garantias aos clientes de encontrar com segurança a mesma prestação de serviço. Apesar da nova dimensão não perderam as características de uma empresa familiar na qual a nova geração ocupa um papel importante. Acontece que esta família também desenvolve atividade agrícola cujos produtos também são consumidos nos restaurante como é o caso da Queijo de Azeitão.
Quero deixar aqui uma homenagem de muita admiração e estima pela força, coragem e rigor culinário da matriarca Dona Isilda.
Nada melhor que ir lá provar, e para isso abro o apetite com estas imagens que apenas representam uma pequena quantidade em relação à variedade que diariamente servem:
Salada de mexilhões
Salada de fígado
Salada de orelha de porco
Sopa de cação
Açorda de gambas
Migas de bacalhau no pão
Empadão de perdiz
Arroz de pato
Feijoada transmontana
Mão de vaca com grão
Pezinhos de porco de coentrada
Favas caramelas
Quindão
Torta de laranja
Compotas caseiras
© Virgílio Nogueiro Gomes
Restaurante Alcanena
Rua Venâncio da Costa lima, 99
2950-701 Quinta do Anjo
TL 212 870 150
Restaurante Dona Isilda
Rua da Serrinha
São Brás, Palmela
TL 212 333 255
Temos 308 visitantes e 0 membros em linha