Vista do Palácio do Governador a partir da piscina
Em finais do ano de 2015 foi inaugurado uma hotel de luxo no edifício onde outrora foi a casa do Governador da Torre de Belém. Localizado no centro da zona histórica de Belém, terá sido, naquele local, uma fábrica romana de preparação de peixes e seus derivados. Durante os trabalhos de reconstrução e adaptação do edifício a hotel foram encontrados vestígios romanos como salgadeiras do período entre I e IV séculos dC, e a entrada para o hotel faz-se sobre estes espaços cuidadosamente limpos e deixados à vista. Trata-se de um conjunto de “cetárias” (tinas de pedra) onde seria preparado a famosa pasta de peixe garum, e que depois era exportada dentro de ânforas bem fechadas. Ora são estas ânforas que dão o nome ao restaurante do hotel onde dominam sabores genuínos da cozinha portuguesa. O chefe de cozinha André Lança Cordeiro dá-lhes um toque de modernidade sem lhes criar roturas, mas uma contemporaneidade que se sente a origem dos produtos ou das receitas. Na sua opinião inventamos sabores e exploramos de forma mais sublime e dedicada a gastronomia portuguesa. Fazemos uma cozinha contemporânea, depurada e de sabores, com uma porta aberta para o mundo. Importante é descobrir a excelência dos nossos produtos adicionados ou confecionados com técnicas dos encontros que os portugueses fazem desde sempre. Ora todo este hotel nos lembra a grande aventura das Descobertas com uma decoração onde os azulejos são marca importante como o são a grande coleção de porcelanas da Companhia das Índias.
O chefe de Cozinha André Lança Cordeiro
Estamos perante um excelente exemplo de recuperação de património e com a vantagem de ter um restaurante que se apresenta com o melhor de uma cozinha evolutiva, revelando o sentido dinâmico que a cozinha deve ter. Não descrevo os partos pois as legendas associadas às imagens devem despertar a vossa curiosidade para experimentar.
Eis a minha experiência que mereceu aplausos e, por isso, vos apresento:
Seleção de pão que vinha acompanhada com manteiga simples e manteiga de algas
Royale de foie gras com espelho de Vinho do Porto
Salmão da Noruega com ovas de arenque fumada, creme fraîche
Lavagante e foie gras num ravioli regado com bisque de lavagante
Pregado na espinha com trufa, acompanhado de alcachofras “à la barigoule”
Barriga de porco confitada, aipo trufado, puré de batata Rate
A Baunilha, num creme pasteleiro em mil folhas de massa folhas
Frescura de citrinos, chiboust de limão com tangerina e toranja, sorbet de maçã Granny e majericão
Mignardises para o café
Um pormenor do restaurante
Longe vai o tempo da negativa expressão “cozinha de hotel”! Atualmente há restaurantes fantásticos em hotéis e que levaram para o esquecimento aquela expressão, sendo hoje grandes marcas de modernidade e excelência culinária, e locais onde o serviço de mesa é primoroso. Aqui mais um exemplo.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Hotel Palácio do Governador
Rua Bartolomeu Dias, 117
1400-030 Lisboa
TL 212 467 800
Temos 250 visitantes e 0 membros em linha