Crianças assinalam Dia Internacional dos Chefs com aulas de culinária sob o mote “Arte no Prato”
A ACPP, aceitou este desafio da Nestlé para preparar e confecionar pratos saudáveis com crianças do pré-escolar e ensino básico. Esta aula foi orientada pelo Chef Gil Mourão e alunos da ACPP.
No Passado dia 20 de outubro as crianças do Colégio Monte Flôr, em Carnaxide, receberam uma aula de culinária saudável, sob o tema “Arte no Prato”, uma iniciativa da Nestlé Portugal que, em colaboração com a ACPP - Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, visou assinalar o Dia Internacional de Chef’s que se celebra a nessa data. Com a “Arte no Prato”, e sob a orientação do Chef Gil Mourão, formador da ACPP, as crianças foram desafiadas a criar as suas próprias receitas para tornarem o mais apelativo possível os pratos elaborados com os ingredientes de uma alimentação saudável.
Além de criarem as suas próprias receitas, ao mesmo tempo que conhecem as vantagens nutricionais de cada ingrediente, as crianças foram desafiadas a decorar os seus próprios pratos de modo a transformar, entre outros, pepinos em lagartas ou tomates em tarântulas. Este foi o ponto de partida para verdadeiros momentos de diversão na cozinha ao mesmo tempo que aprendem a comer de forma saudável e nutritiva.
Todos os anos no dia 20 de outubro, mais de 10 milhões de chefs de todo o mundo celebram o Dia Internacional de Chefs, uma iniciativa promovida pela “World Association Chef’s Societies” (Worldchefs). Este ano, o tema é “Arte no Prato” e tem como objetivo levar as crianças de todo o mundo a desfrutarem de momentos divertidos na confeção dos pratos, promovendo a alimentação saudável. Recorde-se que um relatório produzido pelo Centro de Investigação da Nestlé concluiu que envolver as crianças na preparação das refeições ajuda a incentivar bons hábitos alimentares desde cedo.
Em Portugal, Nestlé Crianças Saudáveis esteve presente em mais de 1.300 escolas a nível nacional chegando a cerca de 500.000 alunos, entre os 4 e os 12 anos no ano letivo 2015-2016. Há 17 anos, que a iniciativa se orgulha de incentivar crianças e jovens, professores e comunidades a comer melhor para viver melhor.
Temos 112 visitantes e 0 membros em linha