É impossível falar de Celso Padeiro sem falar de Sucesso. Tive oportunidade de acompanhar as equipas de Culinária ACPP ao maior evento de Culinária do Mundo no passado mês de Outubro em Erfurt na Alemanha, onde pude constatar o esforço e dedicação necessários para fazer nascer um medalhado olímpico.
Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Na sua experiência profissional destaca alguns dos mais emblemáticos locais onde já desempenhou funções, Hotel Vila Gale, restaurante Bica do Sapato e restaurante El Celler de Can Roca. Em 2009 entra para Equipa Culinária ACPP, onde já participou em várias competições internacionais quer em equipa quer em provas individuais.
Em 2014 passa integrar a Equipe Sénior e em 2015 representa Portugal no Global Chef Challenge, onde obtém o 2º lugar da Europa, e se qualifica para a Final do Mundo.
Em 2016 em Erfurt conquista a medalha de Prata na Equipe Culinária Sénior ACPP.
Os trabalhos realizados para esta competição; uma mesa com comida fria composta por 4 variedades de fingers foods (Canapés) para sete pessoas e um menu de degustação composto por 5 pratos( sopa, entrada fria, prato de peixe, prato de carne e sobremesa.
Toda a comida é passada por um banho de gelatina para ficar um dia em exposição a técnica de gelatinar também foi avaliada.
Menus Detalhados:
Finger food:
-Cavala, espadarte e choco marinados com salada de algas
-Marmoreado de novilho com mostarda e alho francês
-Ovo de codorniz com suspiro de trufa e molho Holandês
-Rolo de polvo com camarão e molho de Caldeirada
Menú de 5 Pratos:
Sopa Vegetariana: Creme de espargos e ervilhas com tortilha de soja e bolinha crocante de tofú
Entrada Marisco: Terrina de Lavagante, ameijoa e mexilhão á bulhão de pato, geleia de romesco e soufflé
Prato de Peixe: Bacalhau, salmão e Vieiras, tortellini de ovas, mil folhas de legumes e emulsão de funcho
Prato de Carne: Lombo de vitela corado, croquete de moleja em crosta de salsa, batata doce e cogumelos
Sobremesa: Bolo de chocolate cremoso, gelatina de groselha, parfait de maracujá, maçã verde e macarrron caca
Em conversa, pouco antes de sabermos qual o resultado da competição, Celso Padeiro explica qual a motivação de integrar a equipa culinária ACPP “integrar a equipa culinária ACPP representa crescer profissionalmente, pois de dois em dois anos vejo o que cada país do mundo apresenta. Isso faz-me conhecer novos produtos e introduzir na minha cozinha.”
Várias noites quase sem dormir foram necessárias para concluir o trabalho que já desenvolvia a dois anos e que esteve agora em apreciação do Júri na Alemanha.
Sobre esse esforço refere Celso Padeiro “esta profissão exige que estejamos a trabalhar enquanto os outros estão em lazer, incluo fins-de-semana, feriados, Natal, Páscoa etc.. neste caso incluo mesmo férias que abdico para poder estar nas competições olímpicas, mas o esforço é totalmente recompensado”.
Mais uma vez parabéns Celso por esta conquista!
Luis Matias
Temos 133 visitantes e 0 membros em linha