Luís Gaspar foi selecionado para representar Portugal por fazer parte da Equipa Nacional de Competição Culinária, pertencendo à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). O chef já representou o país em seis competições internacionais, como campeonatos do mundo e olimpíadas da cozinha em equipa), ganhando medalhas de ouro, prata e bronze.
Em matéria de prémios, em 2017 venceu o Chef Cozinheiro do Ano e o Best Promising Chef of Portugal, pelo festival Open Festival, que o levou a representar portugal na competição internacional. O Sala de Corte é o seu primeiro restaurante a solo, aberto em 2015. Antes, Luís Gaspar trabalhou com Henrique Sá Pessoa e Aimé Barroyer.
O Global Chef Challenge, campeonato do mundo da cozinha individual, decorre na cidade de Rimini, em Itália. Concorrem chefs de Espanha, França, Itália, Chipre, Malta, Turquia e Portugal. O vencedor desta etapa representará o seu país na final que acontecerá no Congresso da World Association of Chefs’ Societies, em Moscovo, em 2020.
Na prova, o chef do restaurante Sala de Corte vai fazer-se acompanhar do seu commis, João Duarte, e vai desenvolver um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa. «Na entrada terei de usar robalo e vieiras, no prato principal coração de alcatra e rins de vitela, e na sobremesa chocolate e fruta», explicou.
Os ingredientes são escolhidos pela organização e o cozinheiro só tem três horas para fazer tudo no sentido de impressionar seis jurados, que lhe estarão a avaliar a técnica e criatividade. O concurso exige criações culinárias «saborosas e de bom gosto» e que apresentem «um empratamento exemplar para facilitar o serviço», lê-se no website.
Fonte: Evasões
Temos 132 visitantes e 0 membros em linha