Título: As 50 Melhores Tascas de Lisboa
Autor: Tiago Pais
Editora: Zest
Todos nós gostamos de sugestões para comer bem. Todos os guias têm, naturalmente, uma apreciação que se espera objetiva sobre os locais que se propõem. Mas é indubitavelmente uma escolha pessoal motivada pelas experiências diretas nesses locais. É inquestionável, também, que a forma como cada um de nós educou o gosto, e o paladar, que nos leva às opções de escolha. Para mim estas escolhas são sempre difíceis e tenho, por isso, sempre uma postura de muita tolerância perante elas.
Se nos perguntarem ou tentarmos fazer a nossa, individual, lista de escolha de tascas possivelmente não seriam as mesmas apesar de muitas coincidentes. E essa realidade é muito saudável!
Conheci o Tiago Pais na TimeOut. Depois acompanhei o seu trabalho no Observador. Cuidadoso, curioso e determinado são algumas das suas qualidades. E ainda tem uma escrita de corrente fácil e informativa. Estas escolhas são as suas escolhas. E tem a coragem de as assumir.
Um guia é sempre um guia. Mas este tem algumas particularidades que merecem ser mencionadas. E começar pelo texto inicial, perguntas com respostas, onde esclarece o que significam as tascas, o caracter subjetivo das escolhas, e o que é o conceito de preços corretos. Depois uma página por cada estabelecimento onde o descreve e informa a morada, horários de funcionamento e pratos do dia. Boas fotos complementam a descrição. Completa o livro um mapa de Lisboa com a localização dos 50 eleitos no qual se pode perceber a mancha de presença especial nas zonas de Santos, Baixa e Alfama. Destes 50, 7 têm um destaque especial e obtêm o prémio “Palito D’ Ouro”.
Um bom guia para quem quer comer bem e barato. Seguramente que se poderá surpreender em alguns estabelecimentos. Parabéns ao Tiago.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Temos 340 visitantes e 0 membros em linha