Autora: Marlene Vieira
Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789897419911
Tem este este livro o condão de nos levar a folhear, e depois ler página a página. Mas ler de seguida um livro de receitas? E porque não? A grande surpresa, para doces, é a organização por meses e apresentando os produtos, naturalmente frutas, que melhor saber têm nesses meses, ou receitas que combinam com cada tempo.
Conheço a autora há bastante tempo. Mulher determinada e nunca abandonando qualquer tarefa ou objetivo. Devo confessar as boas memórias dos pratos que servia no restaurante “Avenue”, possivelmente um dos mais evidenciados pontos altos da sua carreira. Surpreendeu-me o ser de doçaria o seu primeiro livro. Quem assistiu ao lançamento percebeu algumas das razões. Circunstâncias profissionais empurraram-na para a pastelaria exatamente pela sua capacidade de responder a necessidades de trabalho. E cumpriu tão também que a levaram a escrever este livro. Mas a sua opção foi escolher ser cozinheira. Apesar do mérito reconhecido pelos seus restaurantes nunca se sentiu uma vedeta e continua com o seu sentido direto e prático de arregaçar as mangas e cozinhar que é aquilo que ela gosta de fazer.
O livro é constituído por receitas apresentadas de forma tão prática, simples e descomplicada que apetece ir para a cozinha experimentar. A maioria são destinadas à execução familiar o que, mais uma vez, demonstra o que é a Marlene. Muitas receitas de inspiração portuguesa e um valoroso conjunto de receitas Básicas de Pastelaria, Massas e Pontos de Açúcar. Inclui ainda um conjunto de receitas importadas, mas de doces que entraram já na nossa linguagem, e consumo. Um livro muito importante para quem quer perder o medo de ir para a cozinha. E sem produtos meio desconhecidos! Sempre que uma receita tem dois componentes de confeção separada a sua redação e apresentação é clara que poderá sempre fazer em duas ou três etapas.
Para completar o trabalho da autora, boas fotografias que ilustram bem o trabalho doceiro e que ajudam a abrir o apetite. Paginação elegante que dá ao conjunto um ar de bom presente, ou um desafio com elegância para levar para a cozinha.
Parabéns!
© Virgílio Nogueiro Gomes
Temos 84 visitantes e 0 membros em linha